sobre Cida
Cida de Souza é fotógrafa independente, atuante na área documental. Estudou fotografia na Universidade do Vale do Itajaí de 2017 a 2019. Em 2018 foi chamada para contribuir com a Maratona Cultural de Florianópolis dando uma oficina sobre fotografia e composição, no Museu da Escola Catarinense/MESC.
Fez parte do Portal Poder de Mulher, um portal voltado para o autoconhecimento feminino, onde atuou na área de fotografia e criação de conteúdo. No início de 2019 realizou uma campanha fotográfica para o portal, onde registrou o cotidiano matinal de mulheres importantes dentro de Florianópolis. Sua participação no portal se encerrou em julho do mesmo ano.
Em agosto de 2019, Cida se juntou ao Projeto Além das Lentes como fotógrafa e auxiliar pedagógica. O Projeto Além das Lentes é um projeto cultural e independente que ensina fotografia e cinema através de oficinas e atividades integrativas em comunidades vulneráveis. O projeto trabalha com a cultura como forma de educação e usa a câmera como ferramenta de transformação e impacto social.
Atualmente Cida mora em São Paulo e é co-fundadora da Sangria, uma agência independente que produz conteúdo voltado à fotografia brasileira.
Em seu portfólio, procura criar registros voltados para a fotografia de rua, fotografia documental e retratos. Sua paixão pelo ato fotográfico vem desde pequena. Única fotógrafa em sua família, Cida sempre soube o que queria ser e com o que queria trabalhar.
A fotografia para ela vai além da ferramenta de comunicação, é também uma forma de se autoconhecer, uma forma de enxergar e analisar como ela está, no momento em que registra o mundo fora de si. Cida conta que para saber quem ela é, precisou entender quem veio antes dela.
Conheça algumas mulheres de sua família clicando no botão abaixo:
"Fotografar é o processo de descobrir o outro e, através do outro, si mesmo. No fundo, por isso o fotógrafo busca e descobre novos mundos, mas acaba sempre mostrando o que tem dentro de si." - Claudia Andujar